Um exemplo de falso humilde

From Henry's personal library

Graças a um canal de jogos no youtube e por obra do acaso já que não são seguidor do canal, aprendi uma técnica de manipulação. A tal pessoa é super educada, respeitosa e nunca xinga. Preza por humildade e nunca parte para baixaria contra ninguém. Tem uma capacidade excelente de conversação. Mas tem um porém. Fica se achando um rei / rainha em todo vídeo.

Numa disputa num jogo tinha a tal pessoa, vamos chamá-la de "Y" e um cara que vamos chamar de "X". Num ponto da disputa houve uma briga:

Y: Você errou! Era para ter feito A.
X: Que??? Eu perguntei para você se era para fazer B e você disse que era!!!

(Para evitar confusão de tempo e ordem dos fatos. X perguntou antes da gravação do vídeo de Y)

Y: Não não! Errou.
X: Como não era?? Foi você que me disse que era B!!! Você me disse isso!!!!

(blablabla argumentos e mais argumentos... Termina com X xingando Y. Não importa o jogo nem quando)

Depois "X" volta e acusa "Y" de não ser humilde e nunca assumir os próprios erros. Aí que entra a manipulação. "Y" disse assim "Me diga então onde eu errei! Te desafio a me apontar um erro meu que eu assumo sim aqui na frente de todo mundo!". "X" saiu e ficou por isso mesmo.

É uma técnica de manipulação. A pessoa diz que preza por humildade, mas quando é para assumir um erro joga a responsabilidade nos outros. Não assume e manda você dizer qual é o erro primeiro. Ou seja, isso é uma falsa humildade. Quando você apontar o erro a pessoa vai justificar, dar explicações, voltas e mais voltas para tentar provar e te convencer que não houve erro ou que você está vendo errado. Quanto mais você insistir mais a pessoa vai se defender, fazer de tudo para inverter o jogo e não assumir. Num caso extremo você enlouquece porque a pessoa parece ser mesmo uma louca de não ver o óbvio e querer culpar os outros. No fim quem perde é você que enlouquece, perde a paciência e a pessoa continua com a mesma visão distorcida até o fim.

Não necessariamente a pessoa se enquadra na personalidade narcisista, mas é um traço.