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- 20:10, 23 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Exercícios comentados (Created page with "* '''Os dois algoritmos abaixo tentam calculuar <math>x^n</math>. Ambos estão errados. Explique o erro de cada um:''' {| class="wikitable" |style="width: 22em;" |<source lang="c">for (i = 1; i <= n; i++) x = x * i;</source>|| Está multiplicando por um contador que aumenta a cada vez. Para x = 4, temos 4 * 1, depois 4 * 2, depois 8 * 3, ... |- |style="width: 22em;"|<source lang="c">for (i = 0; i < n; i++) x = x * x;</source> || Está calculando o quadrado do número, d...") Tag: wikieditor
- 17:07, 23 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Alocação dinâmica de memória (Created page with "Funções e variáveis ocupam um espaço na memória do computador quando são declaradas. No nível introdutório não vemos como essa memória é gerenciada, isso é algo que o sistema operacional faz sozinho. Há classes de algoritmos que lidam com gerenciamento de memória, mas não os estudamos numa introdução. '''Há muitas questões naturais que surgem a respeito de como o sistema operacional gerencia a memória:''' ''"Onde na memória as variáveis são guarda...") Tag: wikieditor
- 04:18, 23 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Números aleatórios (Created page with "Para este nível introdutório os números aleatórios não são estudados. Eles aparecem quando queremos testar programas com entradas aleatórias. Existe uma teoria matemática por trás dos algoritmos que geram números aleatórios, mas isso não é discutido numa introdução. Como aprendemos algoritmos determinísticos em tese não há como gerar números verdadeiramente aleatórios se existe um algoritmo que obedece a uma fórmula ou regra. O que podemos fazer é...") Tag: wikieditor
- 03:10, 23 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Caracteres e cadeias de caracteres (Created page with "É uma prática comum ensinar a utilizar caracteres depois de aprender a operar com variáveis numéricas, isso porque um caractere no computador é representado na forma de um código numérico. Isso é algo que costuma ser passado logo no início da disciplina, computadores não entendem palavras e não são capazes de interpretar nada, apenas executam operações lógicas elementares. Letras, símbolos, até os próprios números tem uma representação binária. Os...") Tag: wikieditor
- 03:00, 23 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Práticas de programação (Created page with "Algumas recomendações e pequenas técnicas de programação são empregadas na introdução. São detalhes pequenos e que não determinam uma reprovação ou aprovação, mas são importantes para o aprendizado. <Center>'''Comentários'''</center> * Todos os professores recomendam o uso de comentários, tanto porque isso conta na avaliação dos exercícios programa, quanto porque isso torna o código fonte acessível para outras pessoas ou mesmo você mesmo depois d...") Tag: wikieditor
- 23:52, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Busca e ordenação (Created page with "Na introdução são estudados os algoritmos mais elementares de busca e ordenação. São os menos eficientes, mas são mais simples de entender. Os mais rápidos dependem de conhecimentos mais avançados que não fazem parte de uma introdução. Há diversas questões de probabilidade e combinatória que envolvem tais algoritmos, mas isso não é estudado numa introdução. O modo usual de ensino desses algoritmos é mostrando uma sequência de valores e realizando um...") Tag: wikieditor
- 20:43, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Introdução aos ponteiros (Created page with "Nos exercícios e exemplos mais simples envolvendo estruturas de seleção, laços de repetição, vetores, matrizes e funções. Um ponteiro não era necessário para a resolução do problema. Em alguns momentos um ponteiro apareceu como no caso da função scanf(), mas os detalhes do seu funcionamento estavam omitidos para fins de simplificação. É possível uma função ter mais de um resultado e devolvê-los? Mais de um resultado sim, mas devolver mais de um resul...") Tag: wikieditor
- 19:08, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Funções, struct e ponteiros (Created page with "'''Ponteiros''' para '''struct''' são um modo prático de acessar membros de uma struct. O conceito de ponteiros para struct é o mesmo que ponteiro para uma variável '''int''' ou '''float''' por exemplo. Primeiro declaramos uma variável e um ponteiro para ela, depois fazemos o ponteiro apontar para o endereço de memória daquela variável. A vantagem de um ponteiro para uma struct é que uma função pode receber apenas um ponteiro para um membro da struct, sem prec...") Tag: wikieditor
- 18:10, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Talk:Introduction to computing (Created page with "Changed ''"The concept of pointers to struct is the same as pointer to any other variable"''. I gave the idea that struct is a variable, which contradicts other pages. Struct is a data type and you declare a variable with the type struct. I also changed the ''Note'' about the function that swaps all values of all members of two structs. The way I wrote it makes it very confusiong about what is a pointer, struct and a memory address.") Tag: wikieditor
- 16:41, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Talk:Introdução à computação (Created page with "Changed ''"The concept of pointers to struct is the same as pointer to any other variable"''. I gave the idea that struct is a variable, which contradicts other pages. Struct is a data type and you declare a variable with the type struct.") Tag: wikieditor
- 03:07, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Funções que devolvem um struct (Created page with "* '''Função que devolve ambas as raízes de uma equação polinomial de segundo grau:''' <source lang="c"> Struct para guardar dois valores: struct raizes { float x1, x2; }; Função que recebe os coeficientes a, b e c e devolve as raízes do polinômio de segundo grau (não inclui o caso do delta ser negativo): struct raizes Bhaskara (int a, int b, int c) { struct raizes x; float delta; delta = b*b - 4*a*c; x.x1 = (-b + sqrt(delta))/(...") Tag: wikieditor
- 02:51, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Talk:Functions that return a struct (Created page with "Found a mistake here after so much time without reviewing what I wrote. In portuguese we call "Bhaskara", the formula to solve the quadratic equation. In english the name of that indian mathematician isn't used to name the formula. It's some left over of the operation to copy and paste from one language to another without re-reading properly.") Tag: wikieditor
- 01:56, 22 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Introdução às funções recursivas (Created page with "Na introdução às funções você viu que, em computação, a definição de uma função pega emprestada a definição matemática. Também viu que, assim como na matemática, uma função pode chamar outra função. Como você deve ter imaginado, uma função pode chamar a si mesma, é quando tratamos da chamada recursividade. A questão do desempenho de algoritmos recursivos v.s. algoritmos não recursivos não é estudada na introdução, isso é visto em disciplin...") Tag: wikieditor
- 20:14, 21 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Funções, vetores e matrizes (Created page with "Depois de aprender a utilizar funções, vetores e matrizes, é hora de aprender a utilizar matrizes e vetores como parâmetros de funções. Uma diferença que ocorre aqui diz respeito ao seguinte: considere que vetores ou matrizes não guardam um valor, mas um conjunto. Sendo assim, quando usados com funções, não se passam todos os valores do conjunto de uma vez. Apenas uma referência ao conjunto como um todo, o nome do vetor. Da mesma forma, a função não devolv...") Tag: wikieditor
- 18:25, 21 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Talk:Introdução às funções (Created page with "Dois erros que só foram corrigidos agora. A fórmula da soma da PA só funcionava para 1 + 2 + ... + n. O último algoritmo tem a variável soma como inteiro. Mas ela guarda o valor de uma divisão. Precisava ser float para não perder dígitos.") Tag: wikieditor
- 18:10, 21 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Talk:Introduction to functions (Created page with "I made two small mistakes that I only noticed now. The sum of the arithmetic progression requires three variables to work with any sequence, not just 1 + 2 + ... + n. In the last algorithm the sum is an integer, but it's storing the result of a division of two integers. It's losing digits at each iteration.") Tag: wikieditor
- 01:36, 21 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Introdução às funções (Created page with "Não tem muito como fugir, mas função num programa é análoga a função na matemática. No ensino médio, em algum momento aprendemos que f(x) = x<sup>2</sup> é uma função que, para cada x, corresponde um x<sup>2</sup>. Você também deve se lembrar que uma função só é uma função se para cada x, há apenas um y correspondente. Da definição matemática: função pode ter argumentos diferentes e devolver o mesmo resultado (exemplo, uma função constante). M...") Tag: wikieditor
- 00:21, 21 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Tipo de dado Struct (Created page with "Há muitos casos em que várias variáveis são correlacionadas, com algumas guardando valores que são dados que pertencem a um mesmo objeto ou entidade. Seria desejável uma maneira de guardar todas essas informações num ''"pacote"'', sem precisar de uma variável para cada dado e mantendo a relação entre elas na base de uma convenção de nomes. Felizmente temos as '''structs''' que permitem juntar muitos dados num único ''"pacote"''. Na sua forma mais simples,...") Tag: wikieditor
- 22:17, 20 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Vetores e matrizes (Created page with "''Em inglês, vetor é array. A tradução não é vector. Em C uma matriz é uma matriz para o usuário e para o programador que não está lidando com aritmética de ponteiros, mas quando se lida com a aritmética de ponteiros, uma matriz passa a ser um vetor de vetor ou "array of array" em inglês.'' Na disciplina de introdução você inicialmente aprende pra que serve vetor e como usar um. A parte mais matemática do assunto, teoremas matemáticos e propriedades es...") Tag: wikieditor
- 22:00, 20 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Laços de repetição (Created page with "''"Computadores nunca ficam cansados e nunca reclamam"'' - Gracinha que o meu professor fazia nas aulas Inicialmente, quando você aprende a utilizar laços de repetição, você ignora o desempenho do seu algoritmo. A questão do desempenho só é estudada mais a fundo em disciplinas mais avançadas, específicas para estudar algoritmos mais complicados como algoritmos de busca ou algoritmos de ordenação. Mas já é possível pensar na questão do desempenho da segui...") Tag: wikieditor
- 20:43, 20 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Seleção caso (Created page with "* '''Estruturas de seleção com SWITCH e CASE:''' <source lang="c"> int escolha; switch (escolha) { case 1: printf("Voce escolheu 1"); break; case 2: printf("Voce escolheu 2"); break; case 3: printf("Voce escolheu 3"); break; default: printf("Voce escolheu %d (nenhuma das anteriores)", escolha); } </source> '''Diferença entre switch case para if else.''' Não há diferenças quanto ao comportamento do programa. O que muda é a sintaxe e o dese...") Tag: wikieditor
- 19:43, 20 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Operador condicional (Antes eu disse que era mais fácil ter o operador condicional do que dois comandos, if e else. Pode ser um equívoco porque na prática você troca duas palavras chave por dois caracteres. Então podia ser um erro falar em um comando contra dois comandos.) Tag: wikieditor
- 18:35, 20 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Se senão (Created page with "* '''Um algoritmo que testa se um número é par ou ímpar:''' <source lang="c"> int a; if (a % 2 == 0) printf("O numero %d eh par", a); else printf("O numero %d eh impar", a); </source> Bastante simples, apenas a parte de entrada de um valor pelo usuário foi omitida. É bastante intuitiva a noção de decisão em exemplos como este. * '''Uma variante do algoritmo acima mas com operadores AND e OR e mais ELSE IF:''' <source lang="c"> int a, b, c; if (a % 2...") Tag: wikieditor
- 02:26, 20 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Estruturas de seleção (Created page with "Uma das primeiras coisas que você aprende é como fazer o computador receber um valor, processar e devolver pra você alguma coisa. Aí entra o conceito do controle de fluxo, você escreve alguma coisa que controla as decisões (decisões que você toma, não o computador). O tipo mais simples de controle de fluxo é IF ... ELSE. '''A lógica básica é:''' faça isso se aquilo é verdadeiro, senão faça outra coisa. Por um lado você pode decidir que um caso é o qu...") Tag: wikieditor
- 01:45, 20 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Simule algoritmo no papel (Created page with "Na disciplina de introdução à computação o professor pode escrever muito no quadro negro e você muito no papel. O computador só é usado quando você tem que escrever programas, em casa, para nota chamados de exercícios-programa. A menos que a carga horária em alguma universidade também inclua prática em laboratório. As provas também não são feitas num computador, mas à moda antiga, com papel e lápis. Nas provas não são exigidos programas complicados,...") Tag: wikieditor
- 01:38, 16 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Introdução ao C (Created page with "Como a disciplina é introdutória, os algoritmos não utilizam recursos mais avançados da linguagem C. Muita coisa não é vista neste curso, apenas o mais elementar para se entender a execução de um programa. Como alguns sinais são bastante similares à matemática e até ao idioma escrito, basta ler com atenção um código para entender a ordem das operações. <center>'''Um pequeno resumo da linguagem C'''</center> * '''Palavras chave.''' São palavras reserva...") Tag: wikieditor
- 22:26, 15 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page MediaWiki:Common.css (Created page with "CSS placed here will be applied to all skins: .code { background-color:red; }")
- 18:15, 15 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Pseudocódigo (Created page with "A escrita de programas em pseudocódigo tem dois objetivos no curso: primeiro eliminar totalmente a sintaxe e os detalhes técnicos da linguagem. Segundo, se concentrar na lógica e na ordem das operações dos algoritmos. Quem já escreveu programas antes não terá maiores dificuldades com isso, mas quem nunca escreveu um programa antes e não tem nenhuma noção de como as operações são processadas num computador, terá no pseudocódigo uma oportunidade de não se...") Tag: wikieditor
- 02:34, 15 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Sobre introdução à computação (Created page with "A ordem dos capítulos aqui é semelhante à ordem das aulas de um semestre de introdução à computação. Nas primeiras aulas o professor descreve a arquitetura básica de um computador e os fundamentos de entrada e de saída sem se preocupação com especificações técnicas. Velocidade de relógio, bits, quantidade de memória. Isso não é importante numa introdução. Para o início o importante é entender a lógica do computador por meio de uma linguagem de alt...") Tag: wikieditor
- 00:58, 15 January 2025 Wikiadmin talk contribs created page Introdução à computação (Created page with "# Sobre introdução à computação # Pseudocódigo # Introdução ao C # Simule algoritmo no papel # Estruturas de seleção ## se senão ## Operador condicional ## seleção caso # Laços de repetição # Vetores e matrizes # Tipo de dado Struct # '''Funções''' ## Introdução às funções ## Funções, vetores e matrizes ## Funções que devolvem um struct ## Introdução aos ponteiros ## Funções, str...") Tag: wikieditor
- 01:07, 20 November 2024 Maintenance script talk contribs renamed user 0kelvin (2180 edits) to Wikiadmin
- 02:56, 3 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page Exercícios de posição relativa entre retas e planos (Created page with "* Estude a posição relativa de ''r'' e <math>\pi</math> e, quando forem transversais, obtenha o ponto de interseção ''P''. * <math>r: \text{X} = (1,1,0) + \lambda (0,1,1)</math> e <math>\pi: x - y - z = 2</math> É imediato ver que o ponto origem da reta não pertence ao plano, então a reta ou é paralela ou transversal ao plano. Para saber se existe intersecção precisamos da equação do plano na forma paramétrica. Um modo de encontrar dois vetores diretores d...") Tag: wikieditor
- 02:40, 3 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page Exercícios de ângulo entre retas (Created page with "* Obtenha equações na forma simétrica de uma reta que contém o ponto <math>\text{P} = (1 ,-2,3)</math> e forma ângulos de 45° e 60°, respectivamente, com os eixos Ox e Oy. O exercício é visualizado em três dimensões, pois é imediato verificar que, como o ângulo entre os eixos Ox e Oy é de 90° e os ângulos da reta pedida são, respectivamente, 45° e 60° com os eixos Ox e Oy, a reta não está contida no plano Oxy. Os planos determinados pelo vetor que f...") Tag: wikieditor
- 02:14, 3 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page File:Triangle median height.svg
- 02:14, 3 February 2024 Wikiadmin talk contribs uploaded File:Triangle median height.svg
- 02:14, 3 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page Exercícios de posição relativa de retas (Created page with "* Estude a posição relativa das retas ''s'' e ''r'': * <math>r: \text{X} = (1,-1,1) + \lambda(-2,1,-1)</math> e <math>s: \begin{cases} & & y & + & z & = & 3 \\ x & + & y & - & z & = & 6 \end{cases}</math> Resolvendo o sistema de ''s'' a solução é a equação de uma reta: <math> (3 + 2z, 3 - z, z) = (3, 3, 0) + z(2, -1, 1) </math> Os vetores diretores <math>(2,-1,1)</math> e <math>(-2,1,-1)</math> são LD, portanto, são retas paralelas. Como o ponto origem das r...") Tag: wikieditor
- 16:44, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page Distância entre pontos (Created page with "<center>'''No plano'''</center> <div style="margin:1.5em;"><center> file:distance_points.svg</center></div> A demonstração da fórmula segue o Teorema de Pitágoras. Dados dois pontos <math> \text{P}_1 = (x_1, y_1) </math> e <math> \text{P}_2 = (x_2, y_2) </math>, façamos a projeção ortogonal dos pontos sobre os eixos x e y. Na intersecção das projeções de <math> \text{P}_2 </math> sobre x e <math> \text{P}_1 </math> sobre y obtemos um terceiro ponto, <mat...") Tag: wikieditor
- 16:14, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page File:Distance points 3.svg
- 16:14, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs uploaded File:Distance points 3.svg
- 16:14, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page File:Distance points 2.svg
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- 16:14, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs uploaded File:Distance points.svg
- 01:48, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page Equação do plano (Created page with "<center>'''Equação do plano na forma vetorial'''</center> <div style="margin:2em;"><center>file:plane_equation_vector_form.svg</center></div> Se um vetor determina uma reta, dois vetores LI determinam um plano. A equação do plano na forma vetorial é análoga a da reta acrescida de mais um vetor diretor: <center><math> \pi: X = A + \lambda \overrightarrow{u} + \mu \overrightarrow{v} </math></center> Se dois pontos determinam uma reta, três pontos não colin...") Tag: wikieditor
- 01:37, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page File:Plane equation vector form.svg
- 01:37, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs uploaded File:Plane equation vector form.svg
- 00:45, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page File:Line equation vector form.svg
- 00:45, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs uploaded File:Line equation vector form.svg
- 00:45, 2 February 2024 Wikiadmin talk contribs created page Equação da reta (Created page with "<center> '''Equação da reta na forma vetorial'''</center> <center> file:line_equation_vector_form.svg</center> <center><math> r: \text{X} = \text{A} + \lambda\overrightarrow{v} </math></center> É definida a partir de um ponto A origem e um vetor diretor <math>\overrightarrow{v}</math>. Assim, a cada número real <math>\lambda</math> fica associado um ponto X de r e, reciprocamente, se X é um ponto de r, existe <math>\lambda</math> satisfazendo a equação. Para...") Tag: wikieditor
- 23:53, 1 February 2024 Wikiadmin talk contribs uploaded a new version of File:Cartesian plane.svg