Sobre introdução à computação

From Applied Science
Revision as of 02:34, 15 January 2025 by Wikiadmin (talk | contribs) (Created page with "A ordem dos capítulos aqui é semelhante à ordem das aulas de um semestre de introdução à computação. Nas primeiras aulas o professor descreve a arquitetura básica de um computador e os fundamentos de entrada e de saída sem se preocupação com especificações técnicas. Velocidade de relógio, bits, quantidade de memória. Isso não é importante numa introdução. Para o início o importante é entender a lógica do computador por meio de uma linguagem de alt...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

A ordem dos capítulos aqui é semelhante à ordem das aulas de um semestre de introdução à computação. Nas primeiras aulas o professor descreve a arquitetura básica de um computador e os fundamentos de entrada e de saída sem se preocupação com especificações técnicas. Velocidade de relógio, bits, quantidade de memória. Isso não é importante numa introdução. Para o início o importante é entender a lógica do computador por meio de uma linguagem de alto nível. A parte de baixo nível e a álgebra por trás da ciência da computação não é vista. Os primeiros algoritmos começam com simples problemas de contagem com aritmética básica. Dali o curso avança gradualmente, um comando por vez, para estruturas de programas mais complexas. É importante prestar atenção aos conceitos, porque a ciência da computação é naturalmente cumulativa. Se você errar na aritmética básica, provavelmente terá problemas com laços. Dificuldades para entender como a memória do computador funciona (no nível superficial, sem entrar no nível físico ou baixo nível) e como funciona a estrutura em blocos da programação levam à problemas para entender funções.

O conteúdo disponibilizado aqui não inclui a parte introdutória sobre a história da computação, nem uma descrição geral sobre as partes essenciais de um computador. Normalmente, logo no começo, o professor faz uma rápida introdução ao código de máquina ou linguagem de baixo nível. Mas isso é apenas para mostrar para os alunos que a linguagem de alto nível é, no final, "traduzida" para código de máquina por um compilador.

Dependendo de qual graduação você está fazendo, a disciplina introdutória é a primeira e a última disciplina de computação do seu currículo. Os algoritmos estudados na introdução devem ser os mesmos para qualquer outra graduação, independentemente de qual linguagem de programação seja adotada. O que muda de uma graduação para a outra é o contexto dos algoritmos e os problemas, que podem ser mais matemáticos ou não. Não se estuda como a memória do computador funciona para além de um espaço para guardar dados. Como administrar a memória é um problema complexo que não é visto na introdução.

A introdução à computação não lida com como criar uma linguagem de programação ou como funciona um processador por dentro. O que é visto são conceitos de algoritmos, o raciocínio básico por trás de simples problemas de contagem, leitura e escrita de e para a memória do computador ou testar se algo é verdadeiro ou falso. A partir desta base vem disciplinas adiante que lidam com análise de desempenho e como construir estruras de dados eficientes. A presença da introdução à computação em cursos que não são de exatas ou de computação se deve ao fato de que um mínimo de computação acaba sendo necessário para resolver diversos problemas. Normalmente cálculos complexos ou demorados que não são viáveis de serem feitos à mão.